Marillion é uma banda de rock progressivo formada em 1979. A banda foi formada como Silmarillion, inspirada no livro de mesmo nome de J.R.R. Tolkien. Depois de uma alta rotatividade de integrantes nos primeiros anos, Steve Rothery foi o único membro original a permanecer. O nome do grupo foi encurtado depois de uma ameaça de processo feita pela família de Tolkien em 1980.
Lançaram seu primeiro single em 1982, Market Square Heroes no lado A, e que continha o épico Grendel, de 17min., no lado B.
Vários álbuns do Marillion contêm referências ao Pink Floyd. Uma delas está na ilustração do álbum Fugazi, que mostra um quarto desarrumado. No assoalho do cômodo é possível ver a capa do álbum A Saucerful of Secrets. Outra pista deixada por Fish no álbum Misplaced Childhood é a canção White Feather. Fish canta ...divided we stand, together we rise, o que é uma distorção de together we stand, divided we fall, o último verso de Hey You do álbum The Wall. No Boxset Wish You Were Here, o título e a capa fazem referência ao álbum de mesmo nome da banda. No vídeo para a música "The Great Escape", aproximadamente na marca dos 4 minutos, um personagem encontra um cartão postal e o vira, atrás dele pode-se ler: "wish you were here!" (queria que você estivesse aqui!). Apesar de essa ser uma mensagem comum usada em cartões-postais como forma de expressar saudade, com base nas referências anteriores pode-se considerar uma provável citação à banda Pink Floyd, e novamente ao álbum Wish You Were Here.
Sobre a música Grendel : Fish escreveu: 'Na época de entrar para a banda me pediram para fornecer letras para uma longa faixa que a banda havia escrito. Eu estava obcecado com um livro chamado Grendel por John Gardner e a maneira como aponta que qualquer coisa feia é imediatamente desprezada e vista como errada. Daí nasceu um clássico!
Em 27 de novembro de 1982, Fish disse: "É como uma psicanálise do monstro ao invés de escrever do ponto de vista do herói. A idéia me intrigou que qualquer coisa feia é automaticamente considerada má. Na verdade, o monstro de Grendel tinha mais direito de estar na Terra do que os humanos. O mais poderoso exame que vejo em nossa adaptação musical é a futilidade da religião, como o homem sai matando, pilhando e estuprando e volta, ora a Deus dizendo 'Perdoe-me por fazer isso' e está tudo bem. "Então o monstro aparece e, porque ele é considerado mau, eles dizem 'Por favor, Deus, ajude-nos contra o monstro'. Enquanto isso, o monstro, que não fez nada errado, está orando exatamente ao mesmo Deus dizendo: 'Por favor, ajude-me a destrua o homem, porque o homem é basicamente um pouco inseguro. "Ambos os lados estão rezando para o mesmo deus para ajudá-los a matar o outro quando uma das coisas principais é 'Não matarás' - que surgiu nos Falkands também, quando os padres na Argentina estavam orando por ajuda contra os britânicos invasores e a mesma coisa estava acontecendo aqui! "
Curiosidades : O capacete que Fish usava no palco durante a apresentação de Grendel , como visto no vídeo Recital of the Script , é uma réplica do encontrado em Sutton Hoo, Suffolk, que é o cemitério de um dos primeiros reis cristãos da Inglaterra.
Comments